O ministro da Educação, Camilo Santana, disse neste domingo (10) que o segundo domingo de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado “sem ocorrências graves”, sem necessidade de suspensão da aplicação do exame nos locais de prova.

Neste domingo os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.

Em coletiva de imprensa na qual fez um balanço do dia de provas, o ministro disse que 1,9 mil participantes foram eliminados do Enem por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.

Quanto às ocorrências, foram registradas 1.037, como emergências médicas e falta de energia elétrica estão entre as situações ocorridas.

No primeiro dia de provas, 4.999 candidatos foram eliminados e foram registradas 689 ocorrências.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 trouxe uma novidade para os estudantes que aguardam ansiosamente o gabarito oficial das provas.

O ministro da Educação disse que a publicação do gabarito, inicialmente prevista para o dia 20 de novembro, será antecipada e deverá ocorrer já nesta semana.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, ficará encarregado de divulgar a nova data da publicação.

Apesar da expectativa dos estudantes, a taxa de abstenção no segundo dia de provas alcançou 30,6%, representando um ligeiro aumento em relação ao primeiro domingo de exame, que registrou 26,6%.

Esse percentual, embora alto, é ainda um pouco menor que o observado em 2023, quando o segundo dia contou com 32% de ausência.

Além da antecipação do gabarito, o Inep já definiu a data de divulgação dos resultados finais, que estarão disponíveis para consulta no dia 13 de janeiro de 2025.

Para os estudantes, este resultado é essencial, pois o desempenho no Enem abre portas para diversas oportunidades no ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com a divulgação adiantada do gabarito, os candidatos poderão ter uma ideia de seu desempenho nas provas antes do resultado, enquanto aguardam o desfecho do processo seletivo com mais tranquilidade.

Próximo artigoPolícia Rodoviária atende acidente na BR-146 envolvendo caminhonete
Artigo anteriorFlamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil