Além das ações de proteção ao meio ambiente já desenvolvidas pela monteCCer, como o Programa Socioambiental Viveiro de Atitude, a região de Monte Carmelo, em Minas Gerais, recebeu mais um novo aliado: O Programa Café Produtor de Água que visa contribuir para com a preservação ambiental e garantir a segurança hídrica e alimentar do município.
O programa permitirá que os produtores rurais da Sub Bacia do Córrego Santa Bárbara recebam pelas práticas ambientais desenvolvidas em suas propriedades.
Os interessados em participar do Programa deverão manifestar o interesse junto a monteCCer por meio do telefone (34) 3842-4590, falar com Fernando Coutinho.
O programa oferece três modalidades para os produtores rurais que desejam participar:
1 – Conservação de solo: Focada em práticas que aumentam a infiltração de água no solo e reduzem a erosão. Entre as ações incentivadas estão a construção de terraços, bacias de infiltração, plantio direto e recuperação de pastagens.
2 – Restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL): Visa apoiar o enriquecimento de APPs e RLs, fundamentais para a proteção dos recursos hídricos.
3 – Conservação de vegetação nativa: Destinada à preservação de remanescentes de vegetação nativa em propriedades rurais, sejam em APP, RL ou áreas excedentes.
O Programa Café Produtor de Água é idealizado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e executado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) em parceria com o Programa Socioambiental Viveiro de Atitude,
A Sub Bacia do Córrego Santa Bárbara é essencial para Monte Carmelo, sendo responsável por grande parte do abastecimento de água do município e pelo suporte às fazendas produtoras de café, uma das principais atividades econômicas da região.