Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta terça-feira (21), a nova tarifa da Cemig Distribuição. Os cerca de 7,8 milhões clientes residenciais da companhia terão um reajuste de 6,70% na conta de energia. Conforme previsto no contrato de concessão, o valor passa a valer a partir de 28/5 e terá duração de um ano.

O anúncio da tarifa da companhia é sempre feito pela Aneel na reunião anterior ao dia do início da vigência, que é a data definida para o reajuste das tarifas da Cemig, conforme determina o contrato. As tarifas de todas as distribuidoras brasileiras são definidas pelo órgão federal.

O cliente da Cemig vai perceber o reajuste total a partir da fatura de junho com vencimento em julho de 2024. Em junho, os consumidores pagarão uma parte do consumo ocorrido antes de 28 de maio, ainda conforme a tarifa antiga, e a outra parcela do consumo já com o novo valor.

Outra informação é que a Conta de luz deve continuar com bandeira verde pelo menos até maio do ano que vem. Ou seja, sem cobrança de taxa extra.

O país já está há mais de dois anos com bandeira verde, desde abril de 2022. O que indica que as condições de geração de energia são favoráveis.

Quando a situação aperta, seja porque o consumo cresceu demais ou o nível dos reservatórios diminuiu muito, as usinas térmicas, que geram uma energia mais cara, são acionadas.

Aí, o governo ativa as bandeiras amarela ou vermelha, que criam uma taxa extra na conta, para que o consumidor ajude a pagar as despesas.

Próximo artigoCBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho
Artigo anteriorOperação contra exploração sexual de crianças e adolescentes prende 115 pessoas em Minas