Atletas mineiros que participaram das Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo este ano, voltam para casa com 75 medalhas, conquistadas em nove das 12 modalidades disputadas no evento. A delegação de Minas Gerais contou com mais de 70 jovens que concorreram a premiações em atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.
A estudante Fernanda Souza Santos, da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, de Ipatinga, no Vale do Aço, conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na natação. “Representar Minas Gerais é muito bom. Estou me sentindo realizada. Para quem vir nas próximas edições, a dica é treinar bastante”, recomenda..
Para a estudante Alicea de Paula Dorneles, da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas, vivenciar a competição foi mais importante que levar medalhas. “O importante não é ganhar. É aprender e viver cada momento aqui. Estou muito feliz por ter participado das Paralimpíadas Escolares”, diz Alicea, que disputou na modalidade de goalball.
A 13ª edição das Paralimpíadas Escolares reuniu 1.220 paratletas de todo o país, com idades entre 12 e 17 anos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Foram disputadas 12 modalidades voltadas a estudantes com deficiências físico-motoras, visuais e intelectuais. Nessa última categoria houve uma novidade: uma subdivisão para jovens com síndrome de Down no atletismo e na natação.
Confira o quadro final de medalhas
Atletismo – 17 Ouros / 14 Pratas / 12 Bronzes (Total: 43 medalhas)
Bocha – 1 Ouro / 1 Bronze (Total: 2 medalhas)
Parabadminton – 1 Prata (Total: 1 medalha)
Judô – 1 Ouro / 1 Bronzes (Total: 2 medalhas)
Natação – 5 Ouros / 8 Pratas / 3 Bronzes (Total: 16 medalhas)
Tênis de Mesa – 3 Ouros / 6 Pratas/ 2 Bronze (Total: 11 medalhas)
Total – 75 medalhas