O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Educação acompanhou, o início das atividades de 2024 do Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd).
A iniciativa tem papel importante para fortalecer medidas de segurança no ambiente escolar, atuando na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência entre crianças e jovens em todo o estado.
A secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, e a capitão Lilian Aparecida Fernandes Dias, coordenadora metodológica do Proerd, destacaram que a parceria contribui para que as escolas sejam locais não só de aprendizado, mas de desenvolvimento da cidadania em um ambiente seguro e agradável.
O Proerd atende estudantes da rede pública no estado matriculados nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Em 2023, cerca de 46 mil estudantes das escolas estaduais foram atendidos pelo programa.
Nos dias 4 e 6/3, será realizado o primeiro curso de Habilitação de Instrutores do Proerd para atender o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) do ensino médio, que capacitará cerca de 40 militares.
Além do Proerd, a Patrulha Escolar e o Programa de Educação Ambiental fazem parte da articulação e dos esforços para tornar o ambiente escolar mais seguro.
O programa está presente em Minas desde 1998 e já atendeu mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, além de pais e responsáveis pelos estudantes.
As aulas nas escolas de Minas Gerais são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam crianças e adolescentes a reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.