Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira (15) a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.045 por trabalhador.

O trabalhador pode consultar qual o valor do seu saque emergencial e quando o valor será creditado por meio do site fgts.caixa.gov.br ou por meio do Disque 111. A consulta poderá ser feita também pelo aplicativo FGTS e pelo Internet Banking da Caixa a partir de sexta-feira (19).

Ao fazer a consulta por app ou no site, o trabalhador também poderá optar por não fazer o saque emergencial ou ainda por devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha ocorrido. O trabalhador que escolher não fazer o saque emergencial deve informar a Caixa pelo menos dez dias antes da data de crédito prevista.

O governo publicou Medida Provisória que autoriza a abertura automática de contas digitais na Caixa Econômica Federal para trabalhadores que poderão sacar até R$ 1.045 do FGTS. De acordo com a MP, os recursos ficarão disponíveis na conta digital até 30 de novembro. Caso não haja movimentação, o dinheiro retornará para as contas vinculadas ao Fundo de Garantia. Os créditos começam a ser depositados nas contas no próximo dia 29.

Segundo a Caixa, dos 60 milhões de trabalhadores com direito ao saque do FGTS, 20 milhões não têm conta em banco.

Próximo artigoSecretaria Municipal de Saúde de Monte Carmelo confirmou mais um caso de coronavírus no sábado (13)
Artigo anteriorMinas Gerais apresentou um aumento de 8,4% na safra de grãos deste ano