A campanha da poliomielite será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro. Mais de 40 mil postos de vacinação estarão abertos para aplicar as doses das 18 vacinas que compõem o calendário de imunização infantil.
A doença é causada por um vírus que pode acarretar na paralisia de membros inferiores não só de crianças, mas também de adultos. Em 2021, menos de 70% do público-alvo foi vacinado, e a cobertura vem caindo gradativamente.
Nesta fase da campanha, crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova ação não invalida a aplicação de doses contra a Covid-19 em crianças a partir de três anos de idade. As vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea.
Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral. A meta do Ministério é alcançar 95% desse público.
A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.