Uma equipe da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), acompanhada do reitor, Valder Steffen Júnior, esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para apresentar projetos de centros tecnológicos a serem implantados no Campus Monte Carmelo.
A proposta prevê a instalação do Centro de Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão de Mecanização Agrícola (CEMA) e do Centro Tecnológico, Agrícola e Ambiental do Cerrado Mineiro (CTAACM). Segundo o professor Bruno Sérgio Vieira, assessor da reitoria no Campus Monte Carmelo, os centros tecnológicos foram planejados para dar suporte aos pesquisadores, tornando-se referências em pesquisas inovadoras, inter e multidisciplinares relacionadas às temáticas tecnologia, agricultura e ambiente.
No entanto, a consolidação dos espaços depende de recursos para as construções. As temáticas que orientam as ações dos centros estão ancoradas nas linhas de pesquisas fundamentadas na multidisciplinaridade da equipe de docentes lotados no campus e vinculados aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geologia e Sistemas de Informações e ao Programa de Pós-Graduação e Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG).