Carlos Henrique de Carvalho vence consulta eleitoral para a Reitoria da UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) finalizou o 2º Turno da Consulta Eleitoral para a escolha dos ocupantes dos cargos de reitor e vice-reitora para a gestão de 2025 a 2028.

A Chapa 2 – UFU com Você, composta pelo candidato a reitor, professor Carlos Henrique de Carvalho, e pela vice-reitora, professora Catarina Azeredo, foi eleita com 51,5% dos votos, garantindo a vitória na consulta eleitoral.

A Chapa 3 – Integra Mais UFU, liderada pelo professor Hélder Eterno da Silveira, candidato a reitor, e com a docente e técnica administrativa Fabíola Alves Gomes como vice, ficou em segundo lugar, com 48,5% dos votos.

A votação ocorreu de forma on-line, nos dias 11 e 12 de setembro, por meio do sistema Helios Voting, e contou com a participação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. Ao todo, 10.058 eleitores participaram da consulta.

A Chapa 2 – UFU com Você garantiu a maioria dos votos nos segmentos de docentes e técnicos administrativos, consolidando sua vitória com 51,5% do total dos votos válidos, levando em consideração a paridade entre os três segmentos.

O professor Carlos Henrique de Carvalho, 63 anos, tem uma trajetória de 35 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia, onde atuou como estudante, docente, pesquisador e gestor. Graduado em História pela UFU, com mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), também concluiu um pós-doutorado na Universidade de Lisboa.

Atualmente, é Professor Titular da Faculdade de Educação (Faced/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU). Durante sua carreira de gestão, foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação entre 2017 e 2024, período em que presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop). Além disso, integrou conselhos de agências de fomento como Fapemig, Capes e CNPq, destacando-se na promoção de políticas voltadas à pesquisa e inovação no Brasil.

Com o resultado da consulta eleitoral, o próximo passo será a reunião do Conselho Universitário (Consun) para a formação da lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor, a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). A lista será submetida ao presidente da República, que fará a nomeação oficial do reitor, conforme estipulado pelo Decreto.

Sair da versão mobile