A Cemig alerta seus mais de 9 milhões de clientes para que saibam como evitar tentativas de golpes envolvendo o nome da empresa. Ligações de estelionatários, clonagem de WhatsApp e faturas e outros documentos falsos são técnicas usadas pelos criminosos, que utilizam as mais diversas abordagens na tentativa de enganar os clientes da companhia, seja pedindo pagamentos, oferecendo atendimento nas redes sociais ou solicitando senhas.
De acordo com o analista de proteção da Receita da Cemig, Johmerson Neves, para se proteger contra tentativas de golpes, a população deve seguir algumas orientações básicas. “Se desconfiar de algum contato suspeito, o cliente deve sempre procurar ajuda nos canais oficiais da Cemig”, explica.
“O primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato pelo telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito”, orienta o gerente.
Conheça os golpes mais comuns:
- Recebeu um contato pedindo urgência no pagamento? Se seus pagamentos estão em dia, a Cemig não vai cortar sua luz. Desconfie de contatos que pressionam para fazer o pagamento imediato. Sempre efetue o pagamento utilizando a fatura oficial ou emitida pelos canais oficiais da Cemig. Em caso de perda ou extravio, peça a segunda via pelo aplicativo Cemig Atende, pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (31 3506-1160).
- Recebeu solicitação de pagamento de qualquer natureza relacionada à Cemig de um contato desconhecido? Os valores para a Cemig são feitos apenas pelos códigos de pagamento (física ou digital) ou pelos códigos fornecidos pelos canais oficiais, seja código de barras ou PIX. Antes de concluir o pagamento, confira os dados que aparecem no cadastro e só pague caso o nome do beneficiário seja “Cemig Distribuição S.A.” e o CNPJ seja o mesmo que está impresso na sua fatura de energia.
- Alguém ofereceu atendimento da Cemig via redes sociais? Para sua segurança, confira sempre se o perfil que está entrando em contato é a conta oficial da Cemig.
- O “atendente” pediu a sua senha da Cemig ou do aplicativo do banco? Nenhum atendimento da Cemig vai solicitar a senha do cliente. Ela é exclusiva para o login. Nunca forneça a senha para outras pessoas e evite usar as mesmas em sites diferentes.
Confira dicas para identificar situações suspeitas e se proteger de golpes:
- Sempre confira se a mensagem que está recebendo ou o site que está acessando é oficial.
- Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer rede social que não seja um canal oficial da Cemig.
- A Cemig não tem parceria com empresas de Geração Distribuída. Confira sua fatura e, se tiver alguma dúvida sobre serviços que usam a marca da companhia, entre em contato pelos canais oficiais.
- Cuidado com pessoas que cobram serviços que são realizados gratuitamente pela Cemig. Quando precisar de ajuda, solicite o serviço por meio dos canais de atendimento oficiais.
- Se for buscar pela Cemig no Google ou qualquer outro buscador, confira se o endereço é cemig.com.br.
Se liga: é golpe!
Para orientar o público sobre questões de segurança e privacidade e prevenir golpes que envolvam o nome da Cemig, a companhia realiza um esforço permanente de comunicação. Neste mês de setembro, a empresa deu início a mais uma campanha educativa sobre o tema, com o objetivo de conscientizar os clientes para que possam se proteger e também espalhar as informações corretas.
Veiculada nas redes sociais e em rádios de todo o estado, a campanha “Quem tá ligado na Cemig fica longe dos golpes” orienta a população a sempre acionar os canais oficiais da empresa em caso de suspeitas de fraude.
Saiba mais em cemig.com.br/seliga.