Mais de 13 milhões de consumidores devem deixar as compras de Natal para a última hora.
É o que mostra pesquisa do SPC Brasil em parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas.
O número representa 10 por cento das pessoas que pretendem comprar presentes neste fim de ano.
Praticamente metade dos entrevistados resolveu deixar pra última hora pra aproveitar possíveis promoções.
Aquelas que alguns lojistas fazem pra não sobrar mercadoria no estoque.
Vinte por cento adiaram a busca por presentes porque precisam esperar a segunda parcela do décimo terceiro, a ser paga na sexta-feira. E tem, ainda, 12 por cento que botaram a culpa na falta de tempo.
Em nota, os responsáveis pela pesquisa alertaram que deixar pra última hora pra conseguir preços melhores pode não funcionar e até gerar um gasto maior, já que o consumidor fica sem tempo pra pesquisar.
Sem falar no risco de não encontrar o produto desejado ou de, na pressa, não fazer contas e entrar em parcelamentos que não cabem no bolso.
Vale lembrar que as grandes liquidações normalmente acontecem após a virada do ano.
Porém, apenas três por cento dos entrevistados deixarão as compras pra janeiro.