Cerca de três milhões e 600 mil brasileiros recebem, nesta quarta, o auxílio emergencial. São todas as pessoas que nasceram em junho e não fazem parte do Bolsa Família.
O número da parcela paga a cada uma, se a terceira, a quinta ou sétima, por exemplo, depende de quando o pedido foi feito ou aprovado. Vale lembrar, porém, que quem recebe a partir da parcela 6 entra nas novas regras. Por exemplo, o valor cai de 600 para 300 reais. E muita gente, depois de cinco parcelas, deixará de ter direito ao benefício, como aquelas pessoas que arrumaram emprego recentemente.
O auxílio cai primeiro em uma conta digital da Caixa para ser movimentado de maneira online, pra fazer compras pela internet ou pelo aplicativo Caixa Tem. Pra quem receber nesta quarta e não gastar tudo até lá, o que sobrar poderá ser sacado ou transferido para outro banco a partir do dia 24. Esse sistema foi adotado para evitar aglomerações nas agências. O calendário completo de pagamentos e saques está disponível no site da Caixa.