Cerrado Mineiro propõe corredor ecológico interligando propriedades de café

O propósito do Consórcio Cerrado das Águas (CCA), em parceria com o Sebrae Minas e o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é criar um corredor ecológico, integrando conservação ambiental e produção agrícola no Cerrado Mineiro.

Para apresentar esse projeto, foi realizado o evento “Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro – Reforçando a Resiliência Hídrica em Território Produtivo”. O encontro reuniu cafeicultores, representantes de cooperativas e empresas do setor, poder público e organizações não governamentais para apresentar o projeto para implementação de um corredor de agricultura regenerativa em áreas de preservação e em propriedades rurais.

O estudo que deu origem ao projeto mapeou cerca de duas mil propriedades das regiões Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo, identificando áreas prioritárias para restauração e práticas sustentáveis.

O engajamento dos produtores foi essencial para desenhar o corredor, reduzindo emissões de gases de efeito estufa. A Região do Cerrado Mineiro detém a maior área certificada em agricultura regenerativa.

Com forte vocação agrícola e uma produção de café reconhecida internacionalmente, a proposta une a conservação ambiental e a produção em um mecanismo para fortalecer a resiliência climática das atividades agrícolas, essencial para a economia regional.

 

Sair da versão mobile