Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) alcançaram um feito inédito em 2025 e, pela primeira vez na história, todos os 853 municípios mineiros estão inscritos na competição. Com o recorde, a expectativa do Governo de Minas é reunir cerca de 60 mil estudantes, outro recorde de participação.
Os números consolidam o Jemg como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento de jovens atletas. Com um investimento superior a R$ 25 milhões.
O Jemg é organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A primeira etapa da competição está prevista para começar em 21/4, mobilizando jovens talentos em todo o estado.
Aberto a estudantes-atletas de 12 a 17 anos, o Jemg conta com 32 modalidades esportivas, sendo 18 olímpicas e 14 paralímpicas. Além do goalball e luta olímpica, outras modalidades também estão incluídas, como atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futebol e ginástica artística.
O Jemg também é porta de entrada para competições nacionais. A competição serve como classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude (Jjuv) e as Paralimpíadas Escolares, garantindo aos atletas mineiros visibilidade e oportunidades para seguir carreira no esporte.
A competição é realizada pela Subsecretaria de Esportes (Subesp) da Sedese, em parceria com a SEE-MG, e tem execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).