A nova fábrica de celulose da Duratex, programada para ser instalada entre Araguari e Indianópolis, teve a Licença de Instalação (LI) aprovada nesta segunda-feira (23) na Câmara Técnica Especializada de Atividades Industriais, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).
Com isso, as obras da indústria de matéria-prima que vai produzir tecidos já estão autorizadas. A “maior linha industrial de celulose solúvel do mundo”, como a própria empresa define, tem investimentos de R$ 4,5 bilhões e construção prevista para gerar 6 mil empregos diretos e indiretos até 2022, quando as obras devem terminar. A fábrica instalada no Triangulo Mineiro produzirá 450 mil toneladas por ano de celulose solúvel, a ser adquirida pela Lenzing e exportada para o mercado asiático.
Produzirá, em média, 77 megawatts (MW) de energia elétrica renovável, a partir da biomassa de madeira resultante do processo. No lugar de se tornar resíduo, o produto retornará como energia para o sistema elétrico. Segundo os investidores, será a maior linha industrial de celulose solúvel do mundo.