Comércio varejista brasileiro registra alta em março, pelo terceiro mês seguido, e fecha o primeiro trimestre do ano em alta.
De acordo com o IBGE, houve alta de 1% nas vendas na passagem de fevereiro para março e, no balanço trimestral, a alta é de 1,3%, na comparação com o mesmo período de 2021.
No entanto, o índice está 3,5% abaixo do nível recorde da série, que foi em outubro de 2020.
Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas positivas em março, com destaque para equipamentos e material para escritório informática e comunicação , livros, jornais, revistas e papelaria e outros artigos de uso pessoal e doméstico.
Os dois grupos cujas vendas foram menores em março, na compararão com fevereiro, foram hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas em março de 2022 aumentou 0,7% frente ao mês anterior e, esse índice, a média móvel trimestral avançou em 1,1% no trimestre encerrado em março de 2022.