Foto: Divulgação/Internet

Pela primeira vez, a X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá em duas etapas: a primeira, por videoconferência no sistema da Universidade Aberta Integrada (Uaitec); e a segunda, presencial, em Belo Horizonte, nos dias 27 e 28 de agosto deste ano, com participação dos delegados eleitos na primeira etapa da Conferência Estadual.

A  videoconferência ocorrerá de 15 a 25 deste mês, de acordo com a capacidade de cada Uaitec. Poderão participar delegados eleitos nas conferências municipais e intermunicipais, já realizadas em 2018 pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante as discussões, haverá a priorização das propostas elaboradas nas fases municipais e intermunicipais para serem levadas à segunda etapa da estadual.

Os delegados presentes na videoconferência deverão indicar um coordenador e um relator que, ao final da plenária, encaminharão ao facilitador da Uaitec a lista de presença, a relação dos delegados eleitos e a priorização das propostas estaduais aprovadas. Também na videoconferência, serão escolhidos os delegados  titulares e suplentes que vão participar da 2ª etapa da X Conferência Estadual, conforme representação estabelecida por segmento, sendo um conselheiro governamental  e um da sociedade civil representantes do Conselho Municipal de Direitos dos Direitos da Criança e Adolescente, um conselheiro tutelar, uma criança ou adolescente e um representante de outra área.

A conferência é realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), órgão ao qual o Cedca é vinculado.

Etapa nacional

Na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, serão eleitos os delegados que vão participar, em outubro, da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, que acontecerá em Brasília, em data ainda a ser definida. Nesta etapa, Minas Gerais levará as propostas consolidadas nas conferências municipais e intermunicipais para garantir a possível adoção de políticas públicas cada vez mais eficazes no estado.

Uaitec

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) oferece, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação a distância. Esse programa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), busca ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para a qualificação ou requalificação de mão de obra e formação profissional.

Os polos têm toda uma infraestrutura tecnológica com salas de informática, acesso a laboratórios virtuais e a várias bibliotecas também virtuais, levando qualificação profissional a diferentes municípios do estado. Hoje existem em Minas 103 Uaitecs, instaladas em 96 municípios.

Próximo artigoVolume de serviços no Brasil ficou estável na passagem de abril para maio
Artigo anteriorLista de espera do Fies é automática e estudantes devem ficar atentos