Quase 12 milhões de brasileiros estão desempregados. Os números foram divulgados pelo IBGE e são referentes ao período entre novembro e janeiro. Apesar de o resultado ainda ser preocupante, em um ano, o total de desempregados caiu 5,6 por cento. O que representa 700 mil pessoas a menos em busca de uma vaga.
A taxa de desocupação, no Brasil, recuou pra 11,2 por cento. Já o salário médio do trabalhador estacionou na casa de dois mil 360 reais por mês. Valor que poderia ser maior se 23 por cento da população não estivessem subutilizados.
São 26 milhões de pessoas que até trabalham, porém com uma carga horária menor que a que poderiam ou gostariam. E, consequentemente, com um salário menor.
O total de profissionais com carteira assinada no setor privado registrou uma pequena alta e chegou a quase 34 milhões de pessoas. Ainda assim, de cada 10 trabalhadores brasileiros, quatro não têm registro e estão na informalidade.
Por fim, a pesquisa do IBGE também mostra que o Brasil tem quase cinco milhões de desalentados. Gente que, pela falta de oportunidades, simplesmente desistiu de procurar trabalho.