O sistema prisional mineiro alcançou a marca de 1 milhão de máscaras de proteção contra o Coronavírus produzidas por detentos das mais diversas regiões do Estado. São equipamentos de proteção distribuídos prioritariamente para as forças de segurança – que seguem seu trabalho de forma ininterrupta durante a pandemia – mas também para hospitais, asilos e servidores municipais de algumas cidades com parceria de produção fechada com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O presídio de Monte Carmelo é uma das unidades do estado que foi contemplada com maquinas de costura e insumos para a confecção de Mascaras, com produção de aproximadamente 600 mascarás diária com a mão de obra dos próprios custodiados. O Diretor Geral Valdeci Pereira da Silva ressalta que não somente a unidade Prisional é beneficiada, mas também aqueles que estão na linha de produção.
Para os presos incluídos na tarefa, além da oportunidade de ressocialização e capacitação profissional por meio da colaboração com a saúde pública, há a vantagem da remição de pena pelos serviços prestados. Três dias em exercício significam um a menos na condenação.