pixabay

Nesta quinta (23) foram confirmados dez novos casos para COVID-19 em Monte Carmelo. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde que divulgou os dados sobre o coronavírus. Agora no município são 73 casos confirmados da doença. Desses 49 foram por teste rápido e 24 positivos pelo método SWAB. Ao todo 51 estão curados.

Nessa quinta-feira (23) o prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha fez uma transmissão informando que o município aderiu à Deliberação 17 do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 e também manteve alguns decretos anteriores. Entre as mudanças está a questão dos restaurantes e lanchonetes que agora devem atender somente por entrega em domicílio ou no balcão, para consumo fora do estabelecimento.

A medida leva em consideração a decisão cautelar do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), que reconheceu o caráter vinculante da Deliberação 17 do Comitê Estadual Extraordinário.

De acordo com a decisão, os municípios mineiros têm autonomia para aderir a duas deliberações do governo para conter o avanço do novo coronavírus: uma delas, a 17, autoriza o funcionamento apenas de serviços essenciais como Farmácias e drogarias; fábricas hospitalares; mercados, açougues, padarias, quitandas, lojas de conveniência e demais lojas de abastecimento de alimentos; postos de combustíveis; distribuidoras de gás; oficinas mecânicas e borracharias; restaurantes em paradas de rodovia; agências bancárias; indústrias de alimentos; serviços relacionados à tecnologia da informação; construção civil; setores industriais. A outra, a 39, cria o Minas Consciente, programa que dá diretrizes para a flexibilização através do conceito de ondas.

Os comércios poderão continuar atendendo de forma organizada como está acontecendo, com barreiras na entrada dos estabelecimentos e as medidas de higiene, como o uso de máscaras e álcool em gel disponível.

O decreto mantém a determinação de fechamento de bares, salões e academias. A ação será fiscalizada pela Vigilância Sanitária. Elas se juntam aos outros serviços como casa de shows, boates além de instituições de ensino, que seguem proibidos de funcionar.

O prefeito disse também que adquiriu cinco mil testes que já estão disponíveis na rede de saúde. E que a parir dessa sexta-feira (24) será intensificado a fiscalização sobre a utilização do uso obrigatório de máscaras.

Em relação aos casos por região em Monte Carmelo no boletim consta que no PSF Vila Nova são 16 registros, PSF Bairro do Carmo 3 registros, PSF Vila Dourada 4 registros, PSF Montreal 9 registros, PSF Sidônio Cardoso 2 registros, PSF Alto Vila Nova 2 registros, PSF Lambari um registro, PSF Santa Rita 4 registros, PSF Celso Bueno 5 registros, PSF Catulina 5 registros e PSF Triangulo 22 registros.

O número total de notificações chegou a 638. Em relação aos casos suspeitos 78 estão em quarentena. Também consta no boletim que 398 casos foram descartados. Cinco pessoas estão hospitalizadas e dois óbitos confirmados.

Fonte: Rádio Monte FM

Próximo artigoCaixa amplia para seis meses pausa nas prestações da casa própria
Artigo anteriorPrévia da inflação oficial fica em 0,3% em julho, diz IBGE