O Ministério da Saúde ampliou temporariamente a faixa etária para a vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde.
Desde o ano passado, quando foi incorporada na rede pública, a dose é oferecida apenas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, porque há uma limitação de oferta do imunizante por parte da farmacêutica fabricante.
No entanto, a procura de pais e de responsáveis pela vacina para os jovens da faixa etária em questão tem sido baixa e estão sobrando doses em alguns postos do país.
Em São Paulo, por exemplo, apenas 4 em cada 10 crianças e adolescentes do público-alvo tomaram a primeira dose, e só 20% deles completaram o esquema vacinal, tomando a segunda dose.
Para evitar o desperdício, a pasta federal ampliou temporariamente a possibilidade de vacinação e doses próximas ao vencimento vão poder ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.
Aquelas com vencimento em até dois meses podem ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos e as vacinas com até um mês de validade serão oferecidas para quem tem entre 4 e 59 anos. Isso considerando a disponibilidade em cada município.