A EPR Triângulo anunciou o cronograma para a duplicação de 36 quilômetros da BR-365, com previsão de investimento acima de R$ 200 milhões.

O projeto, previsto no contrato de concessão, envolve dois trechos principais: 26 km entre Uberlândia e o trevo de Araguari e outros 10 km entre Patrocínio e o trevo de Silvano. A obra será realizada em etapas, com previsão de conclusão total até fevereiro de 2031, conforme os prazos contratuais.

A intenção da EPR Triângulo, no entanto, é antecipar esta entrega, no entanto, eventuais antecipações dependerão, principalmente, do projeto ambiental, previsto para ser aprovado em 2025, afirma Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo Minas da EPR.

Além do planejamento detalhado, a EPR Triângulo também produziu uma maquete eletrônica em 3D, que oferece uma visão completa das duas frentes de duplicação.

A maquete apresenta cada aspecto do projeto, incluindo acessos estendidos, trevos e pontes que serão construídos. Os locais exatos de cada acesso ou trevo poderão sofrer ajustes ao longo da execução.

Segundo Diogo Santiago, A EPR Triângulo sabe da importância desta obra para as comunidades que utilizam a rodovia, bem como para o desenvolvimento econômico de toda a região. Além de garantir mais segurança e conforto em um trecho sinuoso e com intenso movimento atualmente, essa obra atenderá a um fluxo que deve aumentar substancialmente nos próximos anos.

O cronograma estabelece a finalização do projeto executivo até julho de 2025 e o licenciamento ambiental até agosto do mesmo ano. Caso o projeto executivo e o licenciamento ambiental sejam aprovados dentro dos prazos planejados, a primeira etapa das obras está prevista para começar em setembro de 2025, com término em fevereiro de 2028.

Pelo contrato de concessão, a segunda frente de 10 km, partindo de Patrocínio, está planejada para iniciar em 2030 e terminar até fevereiro de 2031. Como parte do projeto, a nova ponte sobre o Rio Araguari também poderá ter suas obras iniciadas já em 2025, caso os licenciamentos sejam finalizados até agosto do ano que vem.

Ainda segundo a EPR Triângulo não há previsão de instalação de novas praças de pedágio após a duplicação, com o término completo dos 36 quilômetros programado para fevereiro de 2031, conforme estipulado no contrato de concessão.

 

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