As vendas online cresceram em meio à pandemia do novo coronavírus.
Com as lojas físicas fechadas na maior parte do país e as pessoas forçadas a ficar em casa em razão das medidas de isolamento social adotadas como forma de conter a propagação da doença, o consumidor recorreu à internet para realizar muitas das comprar.
O aumento do e-commerce foi cisto já em março, mês em que as medidas mais radicais contra a pandemia começaram a ser adotadas.
E, nos meses seguintes, a curva continuou em ascensão.
Levantamento realizado pela Mastecard, a média de crescimento do e-commerce nos meses de março, abril e maio foi de mais de 48%, na comparação com o mesmo período do ano passado
Somente no quinto mês do ano, o crescimento foi de 75%.
Para comparação, o crescimento no primeiro trimestre de 2020, quando o país ainda não estava diretamente impactado pela pandemia, a média de crescimento foi de 14%, mantendo como base a comparação anual.
Apesar do crescimento as vendas online, o levantamento revelou que, de maneira geral, o volume total de vendas no varejo, sem considerar o setor automotivo, e as vendas de materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho, recuou quase 3% em maio deste ano, em relação a maio de 2019 e que, na média dos últimos três meses, caiu 10%
A curva foi diferente apenas em dois setores: supermercado e artigos de uso pessoal e doméstico.