Foto/Divulgação

Uma ótima oportunidade de assistência técnica especializada para produtores rurais de Carmo do Paranaíba e região pode ser aproveitada durante a 5ª edição da Feira de Negócios Agropecuários da Carpec (Fenacarpec), que acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de julho, na Fábrica de Rações da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba. Consultores técnicos da plataforma Educampo estão realizando atendimentos gratuitos a todos os produtores rurais, em especial aos cafeicultores, interessados em orientação técnica agronômica, gerencial e tecnológica.

Durante a Feira, os consultores do Educampo, – uma plataforma desenvolvida pelo Sebrae que visa melhorar a gestão estratégica dos produtores rurais em seus negócios, – fornecem informações necessárias para os cooperados da Carpec e também para os produtores rurais em geral. “A Fenacarpec é uma ótima oportunidade de apresentar o trabalho realizado pelo Educampo na região, para aqueles produtores que ainda não conhecem a plataforma”, destaca a coordenadora do Educampo, Camila Boaventura Barbosa. Ela explica que os técnicos tiram dúvidas, dão dicas, ajudam os produtores na tomada de decisões, auxiliam sobre quais produtos e insumos tem o melhor custo-benefício, entre outros serviços.

Para o cafeicultor Maycon Kyoiti Tomizawa, o apoio dado pelos técnicos do Educampo aos produtores rurais de Carmo do Paranaíba, vem contribuindo para a melhora dos resultados nas propriedades da região. “Por meio da Carpec, que viabilizou o Educampo para os produtores, percebi como houve um upgrade em nossa produção. Passamos a tomar decisões mais assertivas, o que gerou uma melhora significativa em nossa produtividade e lucratividade”, comenta.

O consultor Adriano Ferreira Caetano explica que o trabalho da Educampo ajuda os produtores no planejamento nutricional da próxima safra, analisando a viabilidade técnica e econômica dos insumos e produtos necessários. “Ao longo do ano, a gente faz o acompanhamento intensivo na propriedade cafeeira dos participantes do Educampo, e a Feira é uma ótima oportunidade para atendermos outros produtores e divulgar a bandeira Sebrae/Educampo”. Atualmente, o Educampo atende, através da cooperativa Carpec, 36 produtores em área que abrange 3200 hectares.

Parceria que rende frutos

A parceria entre Educampo e Carpec teve início em setembro de 2013 e já tem rendido bons frutos para todos os envolvidos. Segundo a analista de Controladoria da Carpec, Paula Luana Benites, a importância da iniciativa dentro da cooperativa contribui para o desenvolvimento e para a profissionalização dos cooperados. “A gente percebe que os produtores que estão ingressando no Educampo também se aproximaram mais da Carpec. Eles são mais participativos, se envolvem no dia a dia da cooperativa e buscam o melhor investimento para os seus negócios. A metodologia do Educampo ajuda a organizar a gestão da propriedade produtora de café, contribuindo para a melhora da produtividade, da gestão empresarial, e até mesmo no envolvimento familiar no negócio. É uma parceria muito forte, que tem dado bons frutos, e está contribuindo para o desenvolvimento econômico local”.

A Feira de Negócios da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba cresce a cada ano, com o aumento do número de participantes e do volume de negócios realizados nos dois dias de evento. Cerca de três mil pessoas passam pela Feira anualmente. “Há uma expansão no volume de negócios realizados na Feira. Em 2012, por exemplo, foram movimentados R$ 20 milhões em negócios. Já em 2018, foram negociados mais de R$ 40 milhões em diversos segmentos do agronegócio”, informa a gerente de marketing da Carpec, Idênia de Souza Marques.

Serviço:

5ª FENACARPEC

Feira de Negócios Agropecuários da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba

Data: 25 e 26 de julho, das 9h às 20h.

Local: Fábrica de Rações da CARPEC (BR 354 – KM 285 – Carmo do Paranaíba/MG)

Próximo artigoConstrução civil registra inflação de 0,91% em julho, diz FGV
Artigo anteriorAção Conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil resulta na apreensão de arma de fogo, drogas e prisão de 03 autores