No dia 6 de outubro, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. E mais de 455 mil candidatos, em todo o país, se registraram para a disputa dentro do prazo, que terminou na quinta-feira da semana passada, dia 15 de agosto.
Entre eles, cerca de 424 mil e 600 querem uma cadeira na Câmara de Vereadores dos seus municípios. Os demais pretendem concorrer como prefeitos e vice-prefeitos.
Pretendem porque os registros dependem de validação da Justiça Eleitoral, que vai analisar cada pedido para saber se os candidatos são aptos a disputar as eleições.
O número exato de candidatos na disputa só será conhecido depois desse processo.
Ainda de acordo com os registros feitos junto à Justiça Eleitoral, o perfil médio do candidato este ano é o de homem, casado com 46 anos e ensino médio completo.
Apesar das mulheres serem a maioria da população brasileira, elas ainda são minoria entre os candidatos: 66% são homens e 34% são mulheres.
A propaganda eleitoral está permitida desde a última sexta-feira, dia 16 de agosto.
Os candidatos que pretendem concorrer a cargos no Executivo e no Legislativo de seus municípios estão autorizados a fazer propaganda e pedir votos nas ruas, com o uso de bandeiras, adesivos, santinhos, carreatas e comícios.
Na TV e no radio, o período de propaganda eleitoral só começa no dia 30 de agosto e segue até 3 de outubro.