A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) divulgou a lista dos classificados para a segunda fase do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.

Passaram para a próxima etapa 253 amostras, que obtiveram nota acima de 85 pontos (de um total de 100), seguindo as normas da Associação de Cafés Especiais , entidade internacional de referência do setor.

Na primeira fase, as análises, às cegas, foram feitas por uma empresa do Sul de Minas especializada em cafés especiais. Na edição de 2024, a competição recebeu um total de 1.406 amostras concorrentes, provenientes de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado.

A região das Matas de Minas foi a com maior número de inscritos (840), com destaque para os municípios de Manhuaçu, Alto Jequitibá, Caparaó, Espera Feliz e Araponga. As outras regiões produtoras são: Chapada de Minas (70), Cerrado Mineiro (151) e Sul de Minas (345).

Os produtores classificados têm até o dia 25/10 para encaminhar aos escritórios da Emater-MG uma nova amostra de dois quilos dos grãos, do mesmo lote de cinco sacas selecionadas no momento da inscrição.

A partir do dia 4/11, as amostras serão analisadas sensorialmente nas dependências do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A solenidade de encerramento do concurso será em dezembro.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais avalia duas categorias. A primeira é a Café Natural. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

O concurso vai anunciar os vencedores estaduais das duas categorias, em cada macrorregião produtora, além do campeão estadual, com a maior nota entre todos os concorrentes. Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas, e o cafeicultor participante do programa Certifica Minas Café que conseguir a melhor nota.

Próximo artigoEPR Triângulo acelera obras de reabilitação nas rodovias da região
Artigo anteriorOutubro Rosa: exames genéticos ajudam na detecção e tratamento do câncer de mama