A EPR Triângulo estima que mais da metade dos motoristas de veículos leves que utilizam as rodovias administradas pela empresa ainda possuem a oportunidade de economizar no pagamento das tarifas de pedágio ao aderirem ao Desconto para Usuário Frequente (DUF).
Isso porque 53,4% das passagens dessa categoria de veículos nas praças de pedágio do Triângulo e Alto Paranaíba ocorreram nas cabines manuais, totalizando 317 mil veículos.
O mecanismo inovador faz parte do contrato da EPR Triângulo, beneficiando automaticamente com descontos progressivos os motoristas de veículos leves (dois eixos) que adotarem o pagamento por meio de TAGs eletrônicas. Dependendo da localidade e da frequência, o desconto pode chegar a até 80% no mesmo mês.
Nos primeiros meses de operação, a EPR Triângulo apurou que a metade dos usuários que passaram pela praça de Uberlândia já instalaram TAGs nos veículos, agilizando sua viagem e recebendo os descontos.
Esse índice cai para 41,3% na praça de Monte Carmelo e 40,9% em Patrocínio. Por exemplo, quem trafega com frequência pela praça do município de Nova Ponte, que tem o maior desconto, passa a pagar R$ 2,49 a partir da 30ª passagem dentro do mês. Os descontos são automáticos para todas as praças a partir da segunda passagem no mesmo sentido para quem usa as TAGs.
Para ter acesso ao DUF, não é necessário realizar nenhum cadastro adicional junto à concessionária. Basta ter uma TAG eletrônica instalada no para-brisas do veículo, de qualquer operadora. O motorista também deve utilizar as vias automáticas de pagamento, e não as vias em que a cobrança é realizada manualmente.
Na primeira passagem pelo pedágio será cobrado o valor integral da tarifa. A partir da segunda passagem pela mesma praça, dentro do mesmo mês e no mesmo sentido, o desconto começa a ser aplicado.
Os usuários de veículos leves podem calcular sua economia potencial no trecho utilizando a calculadora eletrônica disponível no site da concessionária.