Divulgação / Fapemig

Buscando impulsionar a inovação no Estado de Minas Gerais e demonstrar que ela pode contribuir para solucionar problemas dos setores público e privado, será realizada a 2ª Semana de Inovação, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 29 de novembro. O evento, promovido pela Prodemge, será aberto nesta segunda-feira (25/11), com o seminário sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que realizado em parceria com o Governo do Estado e a Isaca, associação sem fins lucrativos que atua na melhoria da auditoria, governança e segurança da informação.

Durante a Semana de Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)  apresentará o Circuito Inova Minas, composto por projetos, oficinas de programação e robótica, dentre outras atividades, parte da Feira Tecnológica que acontece no túnel do Prédio Gerais.

Um exemplo é o projeto “Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo”, desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O estudo resultou em um aplicativo que ensina a linguagem de Libras por meio de imagens e cartas virtuais. Ao longo da mostra, os visitantes poderão conhecer o trabalho, interagir e tirar dúvidas com os pesquisadores.

O Espaço de Robótica “Enxurrada de Bits” consiste em uma apresentação de robôs de competição desenvolvidos por equipes do Cefet/MG. O projeto, que envolve alunos da instituição, recebeu financiamento da fundação. Ainda serão oferecidas oficinas de cubo mágico e de robótica, além de exposição de robôs de combate criados pelos grupos.

Todas as atividades da Fapemig serão na terça (26/11) e na quarta-feira (27/11), das 10h às 16h.

Gratuita

A 2ª Semana de Inovação da Prodemge é aberta ao público e tem entrada gratuita. Além das atividades da fundação, estão previstas palestras, oficinas e apresentações diversas que somam mais de 40 opções para todos os gostos. A maior parte das atrações não exige inscrição prévia; os interessados devem comparecer ao local com antecedência, pois as salas estão sujeitas a lotação e a participação será por ordem de chegada. Outras informações podem ser obtidas neste link.

Próximo artigoTSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020
Artigo anteriorArrecadação federal chega a R$ 135,2 bilhões em outubro