A Feira do Cerrado, que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro em Monte Carmelo, receberá pela primeira vez o selo Evento Neutro. A certificação é emitida pela Eccaplan (consultoria em sustentabilidade) e atesta que o evento compensa suas emissões de carbono, apoiando projetos ambientais.

No ano passado, a Cooxupé conquistou o selo pela FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas e, agora, o mesmo está sendo concedido para Feira do Cerrado. O objetivo é fortalecer as práticas ambientais que fazem parte das pautas da cooperativa e engajar visitantes e parceiros a contribuírem de forma voluntária.

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues, a conquista do selo Evento Neutro mostra a preocupação da cooperativa com as questões ambientais em todas as suas atividades.

Segundo a Eccaplan, todo tipo de evento causa impacto ao meio ambiente, devido ao uso de geradores de energia, deslocamento de pessoas, geração de resíduos, entre outros, aumentando assim a emissão de gases de efeito estufa.

A compensação, ou neutralização de carbono, será feita pelo programa Evento Neutro. Por meio dele, as emissões de gases de efeito estufa, que não puderem ser evitadas, serão devidamente quantificadas e, na mesma proporção, uma ação de compensação ambiental será realizada, com apoio a projetos ambientais.

Próximo artigoEstado divulga cronograma de execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2024
Artigo anterior46º BPM realiza operação Força Total na área de responsabilidade territorial