Governo de Minas vai iniciar capacitações para jovens rurais em fevereiro de 2025

RENATO COBUCCI/IMPRENSA/MG

Diante do cenário de envelhecimento da população rural, demonstrado pelo censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Governo de Minas lançou, em novembro, uma iniciativa para criar mais oportunidades para a juventude no meio rural.

O programa Futuro no Campo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vai beneficiar 500 jovens em 2025.

A partir de fevereiro, o Futuro no Campo vai oferecer capacitações em gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização, inclusão digital e outros temas relevantes no setor, fortalecendo o protagonismo e a permanência dos jovens no campo.

As capacitações serão em formato híbrido (presencial e virtual), proporcionando flexibilidade e maior alcance. Além dos cursos, os participantes terão um acompanhamento técnico mensal de profissionais da Emater-MG.

O Futuro no Campo recebeu 1.409 inscrições e a seleção dos beneficiados seguiu os critérios do edital. “São jovens de várias regiões, mas a predominância é do Norte e Nordeste de Minas.

Os selecionados para o programa têm idade entre 16 e 29 anos e são agricultores, ou filhos de agricultores familiares, produtores rurais e/ou residentes no meio rural. O projeto é dividido em seis áreas: Jovens do Café e Jovens do Leite.

Os demais projetos são: Fruticultura (50 vagas), Olericultura (168 vagas), Apicultura (60 vagas) e Avicultura (102 vagas).

Sair da versão mobile