A portaria que habilita o Samu Triângulo Norte pelo Ministério da Saúde (MS) foi publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União, após quase um ano e seis meses de funcionamento do serviço.
A contrapartida federal será de mais de R$ 420 mil por mês, valor que estava sendo custeado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desde o início das operações do atendimento 192 na região.
O serviço já está disponível para mais de 612 mil pessoas de 26 dos 27 municípios que compõem a Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte. A portaria de habilitação do Ministério da Saúde não beneficia o serviço próprio de atendimento das Urgências e Emergências do município de Uberlândia.
O próximo passo é a qualificação do Samu perante o órgão federal, medida que irá aumentar os valores de custeio da União em relação ao SAMU, que passará a assumir mais 11,38% do valor arcado pela SES-MG.
Entre os municípios que são atendidos pelo Samu Triângulo Norte estão: Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Romaria entre outras.