Beto Oliveira/divulgação
Beto Oliveira/divulgação

A portaria que habilita o Samu Triângulo Norte pelo Ministério da Saúde (MS) foi publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União, após quase um ano e seis meses de funcionamento do serviço.

A contrapartida federal será de mais de R$ 420 mil por mês, valor que estava sendo custeado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desde o início das operações do atendimento 192 na região.

O serviço já está disponível para mais de 612 mil pessoas de 26 dos 27 municípios que compõem a Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte. A portaria de habilitação do Ministério da Saúde não beneficia o serviço próprio de atendimento das Urgências e Emergências do município de Uberlândia.

O próximo passo é a qualificação do Samu perante o órgão federal, medida que irá aumentar os valores de custeio da União em relação ao SAMU, que passará a assumir mais 11,38% do valor arcado pela SES-MG.

Entre os municípios que são atendidos pelo Samu Triângulo Norte estão: Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Romaria entre outras.

Próximo artigoBC eleva estimativa para crescimento do PIB em 2019 e 2020
Artigo anteriorMais três mortes por dengue são confirmadas no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG