O governo federal lançou um plano de ação para 2024 e 2025 visando a redução do número de casos de dengue e de outras doenças, como Chikungunya e zika, no próximo período de incidência no Brasil.
Foi anunciado um investimento de R$ 1,5 bilhão contra essas arboviroses. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, neste ano foram notificados 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, aumento de três vezes em relação a 2023.
Já para 2025, estudos indicam que a situação não será de maior gravidade. O governo, no entanto, diz que a hora de preparar a população para o enfrentamento dessas doenças na próxima temporada é agora.
A intenção do governo federal é promover ações coordenadas pelo Ministério da Saúde em parceria com Estados e municípios, além de buscar o apoio de instituições.
As regiões com maior probabilidade de registro de mais casos de dengue são a Sul, porque boa parte da população não teve contato histórico com o vírus, e a Sudeste, por causa da circulação do vírus do sorotipo 3.
A dengue é uma realidade em 200 países, disse a ministra Nísia Trindade. O problema é acompanhado pela Organização Mundial da Saúde.