REUTERS/Dado Ruvic

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposição ao vírus e de aspectos epidemiológicos da manifestação da pandemia no país.

A proposta preliminar foi discutida em reunião com a participação do Ministério da Saúde e outras instituições. A primeira fase terá como prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas.

Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos.

Na terceira fase estarão pessoas com comorbidades, condições médicas favorecem um agravamento do quadro a partir da covid-19. Entre as doenças crônicas incluídas neste grupo estão as cardiopatias e doenças renais crônicas.

A quarta fase vai focar em professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. O conjunto destes segmentos soma 109,5 milhões de pessoas, que deverão receber, cada um, duas doses. No comunicado do Ministério sobre a reunião não há informações sobre o restante da população.

Próximo artigoBoletim: Não houve registro de casos para Covid-19 em Monte Carmelo nas últimas 24h
Artigo anteriorHomem é preso com caixas de cigarros contrabandeadas do Paraguai em Monte Carmelo