Cristiano Machado / Imprensa MG

Os interessados em participar da 5ª edição do Trilhas de Futuro têm até segunda-feira (23) para se inscrever. Essa iniciativa, promovida pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, oferece cursos técnicos gratuitos em 157 municípios do estado, totalizando 40 mil vagas em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.

Nesta nova edição, o projeto ampliou o catálogo para 99 cursos, incluindo novidades como Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Celulose e Papel, Fundição, Massoterapia e Panificação.

As matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29/10. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2025.

Minas Gerais se destaca nacionalmente na criação de vagas para educação técnica profissional. Dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o estado foi o que mais avançou entre 2021 e 2023, criando 144,4 mil novas vagas e aumentando as matrículas de 118.860 para 263.261.

O Trilhas de Futuro é o principal responsável por esse crescimento expressivo. Desde o início do projeto, em 2021, mais de 140 mil estudantes se matricularam nas últimas quatro edições do Trilhas. São 50.353 jovens formados desde então, e 92.255 cursando para garantirem o certificado.

Para participar do Trilhas e concorrer a uma das 40 mil vagas disponibilizadas, os interessados precisam seguir os critérios estabelecidos pela Resolução Nº 5.047.

O encaminhamento para a matrícula dos candidatos inscritos no projeto será realizado de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições, no endereço e turno indicado pelos estudantes, respeitando os critérios preestabelecidos.

Próximo artigoConta de luz deve continuar mais cara até o fim do ano, diz diretor-geral da Aneel
Artigo anteriorDefesa Civil e Polícia Militar de Meio Ambiente realizam a segunda fase da “Operação Verde Minas