Cristiano Machado / Imprensa MG

Mineiros que desejam se qualificar para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes gratuitos têm uma nova chance no projeto Trilhas de Futuro.

A iniciativa do Governo de Minas, conduzida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, está com inscrições abertas para a 2ª chamada de vagas residuais da 5ª edição do programa até esta sexta-feira (4).

As vagas correspondem às oportunidades que permaneceram disponíveis após o encerramento das matrículas regulares. Os interessados devem verificar com as instituições de ensino a disponibilidade de vagas, conforme lista publicada no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Nesta fase, as oportunidades são limitadas e preenchidas por ordem de chegada, sem critérios de prioridade. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.528 vagas em 124 municípios, distribuídas entre 77 cursos técnicos em diferentes áreas do conhecimento.

Além da formação técnica gratuita, o Trilhas de Futuro oferece um auxílio de R$ 20 por dia para alimentação e transporte. O início das aulas acontecerá imediatamente após a confirmação da matrícula.

Para garantir a vaga, é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade, comprovante de residência, declaração de escolaridade ou histórico escolar. No caso de candidatos menores de idade, também é obrigatória a apresentação da documentação dos responsáveis.

Para mais detalhes sobre inscrições, prazos e condições, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino credenciada mais próxima ou acessar o site oficial do Trilhas de Futuro.

O Trilhas de Futuro é o maior projeto estadual de acesso a cursos profissionalizantes já desenvolvido em Minas Gerais. Ele oferece formação técnica gratuita para estudantes do ensino médio e egressos, em parceria com instituições públicas e privadas credenciadas. O processo seletivo leva em conta a escolaridade e a rede de ensino do candidato.

Próximo artigoPolícia Militar prende autor de tentativa de homicídio no distrito de Celso Bueno
Artigo anteriorCooxupé anuncia números recordes em resultados e distribuição aos cooperados