“Revisão da Vida Toda” foi incluída no serviço online do Meu INSS e pode gerar uma correção administrativa automática, sem necessidade de processo judicial.
Apesar da mudança na forma da revisão, a Previdência ainda não tem data nem formato definido para pagar a correção.
De acordo com a Folha de São Paulo, o INSS aguarda a publicação do acórdão para identificar quais providências serão adotadas nas revisões.
Aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Revisão da Vida Toda envolve cálculos de aposentadorias, auxílios e pensões referentes às contribuições feitas antes de 1994.
Quem contribuía mais antes do início do Plano Real deve ser beneficiado e muitos aposentados ganharam na Justiça a revisão do cálculo.
Mesmo com a ferramenta disponível na plataforma, especialistas recomendam cautela para pedir o recálculo, uma vez que pode não ser vantajoso em algumas situações.
Na própria plataforma, há um alerta de que se na revisão houver qualquer erro por parte do INSS, o valor da aposentadoria ou do benefício poderá ser revisto.
E sofrerá ajuste, seja para aumento ou redução, mesmo que não faça parte do pedido de correção especificamente sobre o período anterior ao Plano Real.
Rádio 2