Justiça Eleitoral recebe 68 mil denúncias de propaganda irregular.

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Conforme nos aproximamos do dia de votação, a Justiça Eleitoral já registrou 68 mil denúncias de propaganda irregular. A título de comparação, no último pleito municipal, em 2020, foram entregues 105 mil denúncias no acumulado dos dois turnos. Os casos abrangem candidatos a prefeito e vereador.

A denúncia mais comum é sobre fixação de cartazes e faixas, com quase 12 mil denúncias. Em seguida no ranking estão os casos de uso de bem público para promoção de candidato, com quase 11 mil denúncias, e propaganda na internet, com mais de 8 mil denúncias recebidas.

O estado de São Paulo responde pelo maior número de ocorrências, com mais de 13 mil denúncias apresentadas. Em seguida, estão os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Para encaminhar uma denúncia, o eleitor precisa baixar o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, que está disponível nas appstores de forma gratuita.

O primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro, com votação para prefeitos e vereadores. No dia 27 de outubro ocorre o segundo turno da eleição para prefeito, apenas nos

municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais não houve candidato com mais da metade dos votos válidos.

Sair da versão mobile