Mais de 36 mil eleitores de Monte Carmelo devem ir às urnas no próximo domingo (6), durante o 1º turno das Eleições 2024. No município são 108 sessões eleitorais.
Saber como consultar o local de votação é fundamental para garantir que o cidadão saiba exatamente para onde deve ir, evitando imprevistos.
As ferramentas digitais, como o e-Título e o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão à disposição para facilitar o acesso às informações eleitorais. Para saber qual seção eleitoral é a sua, a consulta pode ser feita rapidamente pela internet de três formas.
Uma das maneiras mais eficientes de como consultar o local de votação é pelo site da Justiça Eleitoral. No portal do TSE, o eleitor pode acessar a aba “Serviços Eleitorais” no topo da página e escolher a opção “Local de votação/zonas eleitorais”. Ao clicar, ele será redirecionado para uma página onde poderá realizar a pesquisa.
Em Monte Carmelo podem ser eleitos 9 vereadores e estão disputando ao todo 131 candidatos. Para o cargo de prefeito são 5 candidatos.
Segundo a “Agência Senado”, o prefeito é responsável pela administração da cidade. Durante o mandato de quatro anos, é ele quem define as prioridades de investimento e planeja a execução de obras públicas com recursos arrecadados através de impostos e taxas. O prefeito pode ser reeleito para mais um mandato consecutivo, totalizando até oito anos como chefe do Poder Executivo municipal. Após esse período, ele só poderá voltar a disputar o cargo depois de um intervalo de quatro anos.
Já o vereador tem o trabalho de fiscalizar as ações do prefeito e votar o orçamento público do município. Ele ainda tem o poder de criar e modificar leis sobre diversos temas que impactam diariamente a vida dos habitantes da cidade, como horário de funcionamento do comércio local, limpeza urbana, transporte público e educação infantil e ensino fundamental. Vale lembrar que o número de vereadores em um município pode variar entre 9 e 55, de acordo com o tamanho da população local.