Minas Gerais registrou queda de 9% na taxa de incidência da covid-19 na última semana em todo o estado. Com isso, as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste avançam para a onda verde, a mais flexível do plano Minas Consciente.
Já a macrorregião Leste do Sul progrediu para a onda amarela. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (29) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19. Minas também registrou queda nos números de óbitos e de espera por leitos. A solicitação de internação pela doença caiu 29,59% na última semana. Atualmente, 34 pacientes aguardam vaga para uma UTI para tratamento da covid-19. Este número chegou a ser pelo menos seis vezes maior no início de junho.
Atualmente, a ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no estado está em 54,69%, enquanto a ocupação dos de enfermaria está em 79,03%. Com as mudanças aprovadas pelo Comitê as macrorregiões Leste do Sul progride para a onda amarela. Seguem nesta etapa as macrorregiões Centro, Noroeste, Leste, Sul e Triângulo Norte a qual Monte Carmelo faz parte. Nordeste e Triângulo do Sul permanecem na onda vermelha. As alterações valem a partir do próximo sábado (31).