O Programa Jovens Programadores (JP) oferece o curso “Programação de Computadores”, de forma remota. A iniciativa é gratuita e possui como público-alvo estudantes do Ensino Básico que estejam entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. As 100 vagas são direcionadas a estudantes que residem em Monte Carmelo e região, Ituiutaba e Patos de Minas.
As inscrições acontecem entre 6 e 14 de maio e as aulas começam já em 19 de maio. Estudante do curso de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e monitora do JP, Livia Oliveira conta que o programa surgiu em 2016, por iniciativa de docentes da Faculdade de Computação (Facom) no Campus Monte Carmelo.
A universidade passou a financiar o JP em 2018, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Ainda em 2018, as aulas passaram a acontecer na UFU, atendendo alunos das redes de ensino municipal, estadual e privada de Monte Carmelo.
Durante o período de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, o programa decidiu ofertar o curso de forma remota. Por ser on-line, o JP optou por destinar as vagas para os estudantes de Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. Existem quatro condições para participar do curso: ser aluno regularmente matriculado em escolas de Ensino Básico das cidades mencionadas acima; estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio; possuir computador com acesso à internet, microfone e webcam para participar das aulas; ter a autorização do pai ou responsável legal para se inscrever e participar do curso.
Durante a inscrição, é obrigatório que o aluno envie um comprovante de matrícula escolar, em formato PDF ou JPG. Todo o conteúdo do curso será gravado e disponibilizado para os seus participantes. Além disso, durante o semestre, os estudantes ainda terão à disposição todo acompanhamento e suporte para poderem realizar as tarefas propostas pelos instrutores.
Mais informações: www.jovensprogramadores.com