Últimos momentos para o eleitor que não votou no segundo turno das eleições de 2022 se acertar com a Justiça Eleitoral. A justificativa pela ausência no pleito deve ser feita até está segunda-feira, 9 de janeiro.
O modo mais fácil de fazer a justificativa do voto é pelo celular, usando o aplicativo e-Título, ou pelo computador, acessando o Sistema Justifica, no endereço justifica.tse.jus.br. Além de preencher dados e dar o motivo para ter faltado à votação, vale anexar documentos que comprovem a justificativa, que pode ser aceita ou não pela justiça eleitoral. O exame da justificativa fica a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Também é importante ressaltar que cada turno de votação conta como uma eleição, o que significa, quem não votou no primeiro turno também teve prazo para justificar que, nesse caso, terminou em 1º de dezembro.
A eleitora ou o eleitor que não justificar a ausência pode receber uma multa que pode ser de até R$ 35,13 – e, conforme resolução do TSE, esse valor ainda pode ser multiplicado por dez a depender da situação econômica da pessoa.
Quem não vota e não justifica por três eleições seguidas perde o título de eleitor. E, sem o título, não dá para tirar passaporte e nem carteira de identidade. O eleitor fica impedido também de participar de concursos públicos e não consegue pegar empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo, entre outras restrições.