As novas medidas de conduta interna do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) começam a valer nesta quinta-feira (19). De princípio, as ações estão programadas para 15 dias. Suspensão de serviços não essenciais e restrição de visitas estão entre os direcionamentos.
A unidade criou no início desta semana uma espécie de força-tarefa para o combate à pandemia, a partir do Colegiado Executivo e o Comitê para Enfrentamento ao Covid-19 do HC-UFU.
O primeiro caso na cidade foi confirmado nesta terça-feira (17). Segundo informações do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (18), na cidade são 36 casos suspeitos em investigação.
O comitê divulgou nesta quarta-feira (18) que, entre as novas condutas, estão “a suspensão dos atendimentos dos ambulatórios, mantendo atividades essenciais, conforme definição das equipes técnicas”.
O HC-UFU divulgou também que, além disso, não serão feitos agendamentos de procedimentos e exames eletivos. Os mutirões de cirurgias eletivas também serão suspensos, priorizando as cirurgias de pacientes internados, além de visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão universitária.
Voluntários e reuniões
Atividades voluntárias serão interrompidas e não serão realizados eventos e reuniões com elevado número de participantes em locais fechados em ambiente hospitalar.
Conforme a unidade, poderá ser avaliada a possibilidade de realização do evento ou reunião, através de videoconferência ou via outro meio eletrônico.
Em relação a visitas e acompanhantes, cada paciente deverá receber apenas um visitante por dia, com horários específicos.