Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O salário-mínimo no país agora é de mil e 45 reais. O novo valor entrou em vigor no sábado, dia primeiro de fevereiro. No ano passado, o piso salarial nacional era de 998 reais e foi reajustado para mil e 39 no dia primeiro de janeiro de 2020, com base em uma projeção de inflação.

No entanto, quando os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2019 foram consolidados ficou claro que o reajuste não havia sido suficiente para cobrir a inflação. O INPC fechou o ano passado em 4,48% e o reajuste inicial do salário-mínimo foi de 4,1%.

Assim que os dados foram divulgados, o governo anunciou que ajustaria o valor do salário-mínimo para que ele pudesse cobrir a inflação do ano passado.

Na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, o Diário Oficial da União formalizou o aumento, elevando o salário-mínimo para mil e 45 reais, valor que já está em vigor.

Vale destacar que, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o valor é praticamente um quarto do que deveria ser.

Para se ter uma ideia, segundo o Dieese, o salário necessário para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ter sido, em dezembro, de 4 mil, 342 reais e 57.

Próximo artigoBrasileiro desbanca bicampeão da São Silvestre e vence meia maratona
Artigo anteriorProdução nacional de petróleo e gás natural cresce 8,1% em 2019