Foto: Divulgação/CPB

De 28 de agosto a 8 de setembro, Paris volta a receber a emoção do esporte mundial com os Jogos Paralímpicos. O Brasil conta com 280 atletas de 20 modalidades, a segunda maior delegação da história da participação brasileira.

Mais de 97% dos atletas desta edição recebem o Bolsa Atleta, programa de patrocínio do Governo Federal. E pela primeira vez os contemplados incluem atletas-guia, aqueles que correm ao lado dos competidores com deficiência visual no atletismo. A novidade passou a valer em dezembro de 2023, após a aprovação da Lei Geral do Esporte, com a publicação do primeiro edital do programa voltado para estes profissionais.

Depois do atletismo, que já trouxe 170 medalhas para o Brasil, a modalidade que acumula mais pódios em Jogos Paralímpicos é a natação. Até hoje foram 125 medalhas: 40 de ouro, 39 de prata e 46 de bronze.

Em terceiro lugar no número de medalhas nas 11 edições que o Brasil já participou vem o judô, com cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.

Os escolhidos como porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, nesta quarta-feira (28), foram o nadador mineiro Gabriel Araújo e a paulista Beth Gomes, veterana no atletismo. Pela primeira vez a abertura da Paralimpíada é celebrada fora de um estádio, como aconteceu na Olimpíada.

Próximo artigoAeronaves da PMMG apoiam as ações do Governo de Minas de combate aos incêndios
Artigo anteriorMinas Gerais tem quase 700 casos confirmados de Mpox