Nesta quinta-feira (22) em Monte Carmelo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais – CEDEC/MG e Polícia Militar de Meio Ambiente deram continuidade à “Operação Verde Minas”.

A operação visa conscientizar a população, tanto urbana quando rural, sobre a necessidade de conservação do ecossistema, unidades ecológicas, reservas ambientais, bem como a preservação da vida em seu ambiente natural.

A operação tem seu foco no combate aos incêndios florestais e a prevenção de queimadas. Com isso, os órgãos objetivam sensibilizar a comunidade sobre os riscos, danos e prejuízos causados por incêndios florestais e queimadas irregulares.

As autoridades alertam que provocar incêndios que coloquem em riscos o bem alheio e a vida é considerado crime, previsto no ordenamento jurídico, podendo resultar em graves penalidades, tanto criminais quanto administrativas.

As queimadas controladas, quando necessárias, devem ser realizadas com autorização e sob o acompanhamento rigoroso do INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS (IEF), seguindo critérios específicos para minimizar riscos e impactos ambientais.

Durante a operação, que se estende até o final de agosto de 2024, estão sendo empregados aproximadamente 900 policiais do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM Mamb), além de agentes da SEMAD, IEF, CEDEC e outros órgãos.

Próximo artigoPolícia prende autor de contrabando de cigarros eletrônicos em Monte Carmelo
Artigo anteriorInscrições para o Fies do 2º semestre começam hoje e vão até 27 de agosto