O 46º BPM responsável pelo policiamento em dez municípios, sendo eles: Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Serra do Salitre e Patrocínio divulgou os resultados dos trabalhos realizados em 2023.
Redução de 16% dos crimes de homicídio em relação ao ano de 2022; Redução de 25% dos crimes de roubo em relação ao ano de 2022; Redução de 21% dos crimes de furto em relação ao ano de 2022.
Além disso, foram desenvolvidas ações e operações para proporcionar segurança no setor rural, o que também contribuiu para uma redução de 15% dos crimes em relação ao ano de 2022.
Foram contabilizados na área de responsabilidade do 46º BPM no ano de 2023 os seguintes resultados:
– 307 prisões em virtude de cumprimento de mandado de prisão;
– 2.100 prisões em flagrante delito;
– 195 apreensões de menores infratores pela prática de ato infracional;
– 105 armas de fogo utilizadas na prática de crimes, apreendidas;
– 504 fiscalizações de egressos do sistema prisional beneficiados com liberdade provisória mediante condicional;
– 1.858 veículos apreendidos/ removidos em razão da prática de crimes ou infrações de trânsito;
– 320 visitas comunitárias;
– 1.535 crianças que concluíram o Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD)
Em dezembro de 2023, foi realizada a operação “Ano novo seguro”, alcançando o objetivo no combate à direção perigosa e à perturbação de sossego, garantindo tranquilidade e segurança ao cidadão.
Para essa operação, foram adotadas estratégias e o emprego de todo o efetivo. Resultando na retirada de um grande número de motocicletas irregulares que contribuiu para a não realização dos chamados “rolezinhos do grau”.
Além dessas ações, o 46º BPM desenvolve: operação choque de ordem com o objetivo de reestabelecer a ordem pública; operação sentinela que busca prevenir crimes durante o período noturno; operação cavalo de aço, que busca abordar motocicletas barulhentas que causam desordens e perturbação do sossego; operação safra segura, que busca dar segurança ao empreendedor rural durante o período da colheita; além de outras operações específicas.