Em Patrocínio, durante o período de 15 a 18 de outubro, o 46º Batalhão de Polícia Militar promoveu um Curso de Patrulha Rural para policiais militares lotados na 10ª Região da Polícia Militar. Na turma do referido curso estavam presentes policiais militares que atuam nos municípios de Monte Carmelo, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Patos de Minas, Varjão de Minas, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté e Patrocínio.
Visando a capacitação e atualização do serviço policial militar no ambiente rural, o curso foi ministrado com aulas práticas e teóricas, tanto no perímetro urbano, quanto na zona rural. Foram transmitidos conhecimentos sobre o serviço de patrulhamento rural, divididos nas disciplinas de Técnica Policial, Policiamento Rural, Policiamento de Meio Ambiente, Primeiros Socorros, Condução e Manutenção de Viatura e ainda de Geografia Física. Ao final da instrução, os alunos foram submetidos a uma avaliação dos conhecimentos adquiridos, a fim de certificá-los para o pleno exercício das atividades na Patrulha Rural.
Dentro das disciplinas ministradas, foram apresentados diversos assuntos, merecendo destacar o policiamento comunitário, abordagem policial, condutas de patrulha, crimes ambientais, Rede de Fazendas Protegidas, noções de primeiros socorros, manutenção de viaturas, climatologia, dentre outros.
Na tarde da última sexta-feira, dia 18 de outubro de 2019, na própria sede do 46º Batalhão de Polícia Militar, a turma formada por vinte policiais militares concluiu o Curso de Patrulha Rural, estando agora todos os discentes aptos a melhor contribuírem com a segurança da sociedade ordeira no campo.
Por fim, importante destacar que através deste curso, os policiais militares conheceram as principais características da zona rural nesta região, do agronegócio, bem como a importância da execução dos trabalhos da equipe da “Patrulha Rural”.
Através do conhecimento adquirido, estes policiais militares terão maior facilidade para atuarem junto à comunidade, em favor da segurança do homem do campo, visando fortalecer a presença policial na zona rural e manter a constante redução criminal em sua área de atuação.