Quatrocentas e quarenta e quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar de Minas Gerais entre os dias 08 e 12 de maio, em 263 municípios mineiros. Do total, 47 foram decorrentes de cumprimentos de mandados judiciais. A ação policial integrou a Operação COSUD, desenvolvida pelo Consórcio dos Estados Sul e Sudeste.
O objetivo foi potencializar ações de repressão qualificada aos crimes violentos, além de atividades de prevenção, segurança no campo e operações de trânsito nas divisas mineiras. O Estado do Mato Grosso do Sul também participou da operação.
Seguindo o conceito estabelecido no Grupo de Trabalho de Segurança Pública, coordenado pelo Estado do Paraná, a PM MG intensificou o policiamento dos Batalhões nas divisas de Minas com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, e realizou ações ostensivas integradas entre as polícias militares dos estados vizinhos, promovendo ocupação de pontos sensíveis, fiscalizações diversas e realização de atividades de prevenção, visando a ordem e a segurança pública.
Além do quantitativo de presos, dezenove mil pessoas foram abordadas, 15 mil veículos fiscalizados, 233 Termos Circunstanciados de Ocorrências lavrados, dez armas de fogo e 15 veículos apreendidos.