A Polícia Militar lançou, na manhã desta quinta-feira (1/8), na Praça Getúlio Vargas, a Operação Agosto Lilás 2024, que visa, principalmente, a redução de crimes de violência cometidos contra a mulher.

O mês de agosto marca os 18 anos da Lei Maria da Penha e a ação policial militar visa também incentivar as mulheres a denunciarem.

O nome “Agosto Lilás” foi inspirado na cor lilás, que simboliza a luta das mulheres por igualdade e respeito, bem como a busca por uma sociedade livre de violência. A cor também remete à luta das sufragistas, mulheres que lutaram pelo direito ao voto no início do século XX.

Sinal Vermelho

Como instrumento de denúncia contra a violência doméstica, o programa foi criado com a Lei nº 14.188, em vigor desde 2021, sugerida pela Associação dos Magistrados Brasileiros, durante a pandemia de covid-19. A iniciativa consiste em incentivar as mulheres vítimas a denunciar, de forma silenciosa, apresentando um sinal “X”.

Desde então, a PCMG atua na campanha em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e, a partir deste ano, com a PRF. Com o “X” na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, a mulher pode pedir ajuda, e quem visualizar o sinal deve acionar a polícia, seja um funcionário ou atendente de estabelecimento comercial, seja um condutor ou passageiro de qualquer veículo em rodovia federal.

Denúncia

Além dos contatos para acionamento das polícias Militar (190), Civil (197) ou Rodoviária Federal (191), a denúncia de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher pode ser realizada em Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) ou na unidade policial mais próxima.

 

Próximo artigoEm ação rápida Polícia Militar prende autor de violência doméstica em Monte Carmelo
Artigo anteriorSete pessoas ficam feridas e uma morre em batida de frente entre dois carros na MG-223 entre Monte Carmelo e Estrela do Sul