Os estudantes selecionados para a quinta edição do programa Trilhas de Futuro agora têm até o dia 5/11 para realizar a matrícula presencialmente nas instituições de ensino profissionais credenciadas no projeto, assegurando sua vaga nos cursos oferecidos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Nesta edição, foram ofertadas mais de 50 mil vagas em 130 municípios, com a participação de 156 instituições de ensino técnico. Os candidatos podem escolher entre 78 cursos, incluindo novidades como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil. O resultado da alocação está disponível neste site.

O Trilhas de Futuro, maior projeto de acesso a cursos profissionalizantes já realizado pelo Governo de Minas, também oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia, destinada à alimentação e ao transporte dos estudantes. As aulas estão previstas para começar em 3/2 de 2025.

Com mais de 346 mil inscrições, a seleção foi realizada com base na disponibilidade de vagas, cursos oferecidos e nas preferências indicadas pelos candidatos, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos na Resolução SEE nº 5.047/2024.

Para confirmar a matrícula, os candidatos ou seus responsáveis devem comparecer à instituição de ensino designada com os seguintes documentos:

Documento de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);

CPF do estudante (obrigatório);

Comprovante de residência (original e cópia) em nome dos pais/responsáveis ou do estudante;

Declaração de escolaridade (para estudantes ainda cursando o ensino médio);

Histórico escolar ou declaração de conclusão (para egressos do ensino médio).

Se o estudante for menor de idade, também é necessária a apresentação dos documentos dos pais ou responsáveis.

Os alunos do 1º ano do ensino médio devem apresentar uma declaração de matrícula no 2º ano para garantir sua vaga, até o início das aulas.

Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é um programa que oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em instituições públicas e privadas credenciadas. O processo de seleção é baseado em critérios de escolaridade e rede de ensino.

Próximo artigoCaixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Artigo anteriorHomem é preso com droga e arma em ônibus na BR-365 em Patos de Minas